Voltar para Página principal
Em Ícone Cult

Ícone Cult | It (Stephen King’s It, 1990)

  • 5 de setembro de 2017
  • Por admin
  • 0 Comentários
Ícone Cult | It (Stephen King’s It, 1990)
No votes yet.
Please wait...

Na primeira versão cinematográfica de IT, testemunhamos um palhaço assassino chamado Pennywise, interpretado por Tim Curry, cujas vítimas preferidas são as crianças. 

Uma das maiores conquistas desta versão certamente é explorar esse universo infantil e a inocência de seus personagens principais quando na presença de uma figura de um artista de circo aparentemente inocente. Neste aspecto, Curry rouba a cena sempre que está em tela e faz um excelente trabalho em se aproximar e atrair para perto de si as suas vítimas que advêm de lares desajustados. Para tanto, utilizou-se muito de um humor inerente a um palhaço, como, por exemplo se esconder ou sair de buracos e lugares estreitos, fazendo referência ao “carro de palhaço”, entre outros “truques” que gradualmente se tornam perigosíssimos e, obviamente, fatais.

Com uma nova versão a caminho sob o comando da direção do argentino Andrés Muschietti, que já conta com outro longa-metragem também no gênero terror em seu currículo, confira os principais feitos da técnica cinematográfica de  Tommy Lee Wallace em 1990 para você não perder nada em 2017!

Créditos das fotos: IMDb

 

Em um trabalho excelente de fotografia, o personagem já adulto olha para a janela do carro e vê um antigo inimigo: perceba como ao redor as cores são monocromáticas, com exceção do palhaço que é o elemento mais colorido e que se destaca em tela

 

A mistura de inocência e de perigo: a cor amarela do balão – a principal isca de Pennywise para atrair suas vítimas – representa toda a jovialidade e alegria, enquanto os tons terrosos com a cor roxa indica um perigo iminente.

 

Pennywise adora ambientes claustrofóbicos e não é à toa sua infiltração nos encanamentos para surpreender sua vítima. Notem novamente as cores monocromáticas do cenário, no qual, mais uma vez, o único elemento colorido é o vilão.

 

Tim Curry, neste cena, utiliza truques de ilusão para “aparecer” e “desaparecer” entre as toalhas penduradas no varal. Um excelente trabalho de um palhaço aparentemente inofensivo, mas ao mesmo tempo transparecendo uma malícia assustadora.

 

Uma das cenas mais icônicas e mais impactantes em termos de qualidade cinematográfica: Enquanto a primeira vítima de Pennywise veste um capuz amarelo indicando sua juventude e inocência (a mesma do balão), cercado por uma paleta natural e alegre, Pennywise é filmado na mais completa escuridão justamente para ressaltar sua personalidade sombria.

 

As cores verdes pálidas do cenário indicam um ambiente conturbado e desajustado da família da jovem Beverley, o que possibilitou dialogar com a cor vermelha do sangue jorrado no banheiro, indicando violência

 

Não percam IT – A Coisa nos cinemas! O filme estreia dia 07 de setembro de 2017 no Brasil

Por admin, 5 de setembro de 2017
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação de Segurança *

Encontre-nos no instagram

@iconedocinema