Voltar para Página principal
Em Cinebiografia, Notícias

Dica Netflix: O Escafandro e a Borboleta

  • 3 de dezembro de 2016
  • Por admin
  • 0 Comentários
Dica Netflix: O Escafandro e a Borboleta
No votes yet.
Please wait...

Nesta semana, nossa dica Netflix é o longa francês O Escafandro e a Borboleta de 2007.

A história é adaptada do livro homônimo e autobiográfico do editor-chefe da revista Elle, Jean-Dominique Bauby e gira em torno dos eventos ocorridos quando, aos 43 anos de idade, tem um derrame devido a um grave acidente automobilístico, que resultou na perda da capacidade dos movimentos e da fala. Com o corpo inteiramente paralisado, porém plenamente consciente do que se passa ao seu redor, ele consegue se comunicar piscando somente o olho esquerdo. Assim sendo, com ajuda de profissionais e familiares, ele escreve um livro de memórias.

Emocionante, o filme dirigido por Julian Schnabel narra e desenvolve perfeitamente as camadas da personalidade do escritor, por meio de flashbacks, ao mesmo tempo que conta uma história de persistência e de superação pós acidente. O emprego da câmera subjetiva repetidamente utilizado nos emerge nos olhos e nos pensamentos de Bauby, fazendo com que se torne mais palpável as dificuldades enfrentadas pelo protagonista.

A obra de Schnabel rendeu inúmeros prêmios e indicações. Venceu dois prêmios Globo de Ouro nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor direção. No Festival de Cinema de Cannes, ganhou o prêmio de melhor direção e o Grande Prêmio Técnico. Nos BAFTA, conquistou o de melhor roteiro adaptado. No Óscar, foi indicado ainda aos prêmios de melhor fotografia, melhor edição, melhor roteiro adaptado e melhor diretor.

Imperdível!

Assista ao Trailer

escafandro2

Por admin, 3 de dezembro de 2016
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação de Segurança *

Encontre-nos no instagram

@iconedocinema