Voltar para Página principal
Em Documentário, Notícias

Dica Netflix: Extremis (2016)

  • 11 de fevereiro de 2017
  • Por Gabriella Tomasi
  • 0 Comentários
Dica Netflix: Extremis (2016)
No votes yet.
Please wait...

Além do incrível documentário “Os Capacetes Brancos” e “A 13ª Emenda“, a Netflix demonstra sua competência na produção de filmes e séries, e, por conseguinte, no ano de 2017 se destacou por ter seus principais serem premiados nos mais diversos eventos importantes de cinema e TV, um deles sendo o Óscar da Academia.

Extremis é o terceiro a ter uma indicação (junto com os já mencionados) para as premiações do dia 26 de fevereiro de 2017, na categoria de melhor curta documentário. Neste curta é explorado ineditamente o complicado e controverso tema da eutanásia, abrangendo a história de famílias e alguns outros pacientes, cuja doença  – já em seu estágio terminal – gera a seguinte tomada de decisão: desligar o aparelho que o agoniza ou então tentar prolongar a vida mantendo o uso de máquinas.

A história é vista através da subjetividade de médicos e enfermeiros na UTI de um hospital na California, que tentam esclarecer ao máximo a situação da saúde a seus pacientes e familiares, a fim de tentar ajudá-los a tomar a melhor decisão possível. Esta, obviamente, nunca é unânime: há aqueles que sofrem com os aparelhos e não aguentam se manter ligados a eles, mas há aqueles que preferem insistir.

O filme é extremamente tocante, na medida em que entramos na intimidade dessas famílias que experienciam os mais dolorosos e difíceis momentos de suas vidas. Com uma variedade de pessoas e casos médicos distintos, podemos entender o que motiva cada uma de suas decisões.

Simplesmente emocionante.

Extremis

Por Gabriella Tomasi, 11 de fevereiro de 2017 Crítica de cinema, autora do site Ícone do Cinema, colunista para o site Cabine Cultural, membro do Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema - ELVIRAS. É escritora e tradutora voluntária para a ONU.

Gabriella Tomasi

Crítica de cinema, autora do site Ícone do Cinema, colunista para o site Cabine Cultural, membro do Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema - ELVIRAS. É escritora e tradutora voluntária para a ONU.

Oscar 2019 | Os Vencedores
Oscar 2019 | As Indicações
76º Globo de Ouro | Os Indicados
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação de Segurança *

Encontre-nos no instagram

@